Biografia

Biografia Fernanda Brum




Perfil 

Dona de uma bela voz grave - timbre pouco explorado no mercado gospel, Fernanda Brum se entrega a cada interpretação com liberdade. Exprimindo sentimentos, emoções, e imprimindo personalidade. Ela deixa aflorar o que está em seu coração, inspirada por experiências do dia-a-dia. Simples, assim. Sem esforço algum, mas com muita autenticidade, a cantora tornou-se referencial. Por isso, Fernanda é uma das mais queridas e populares do segmento, com mais de 2 milhões de álbuns vendidos em 15 anos de carreira. Foi indicada ao Grammy Latino 2008 com o CD Cura-me. E foi a primeira cantora gospel a participação do Domingão do Faustão (TV Globo), ao lado de Aline Barros.  

Nos anos 90, quando Fernanda Brum despontou na música gospel, foi uma das grandes surpresas que ocorrem de tempos em tempos no mercado musical. Fernanda consegue passear pela adoração, blues e pop, sem decepcionar em nenhum momento. Com uma forte tendência romântica que se impõe ao longo de sua música, rotulá-la desse ou daquele estilo seria apenas uma forma inadequada de descrever sua capacidade de expressão em qualquer linha melódica, o que lhe confere uma versatilidade incomum para alguém tão jovem e com tão pouco tempo de carreira. ''Eu sou o que vivo, e o momento faz o meu estilo. Não busco uma tendência musical, um estilo ou o que está na moda. Cada faixa de um CD é uma parte de mim, é como um filho, eu assino o meu nome; sou eu'', afirma Fernanda.

Aos cinco anos de idade, Fernanda Brum já cantava. Enquanto seu pai ensaiava o coral da igreja, a pequenina atentamente assistia a tudo e tentava fazer igual. Por volta dos 16 anos, após um período longe da igreja, do meio cristão e de ter trabalhado como modelo, Fernanda Brum finalmente encontrou sua vocação. Durante um show gospel, voltou para Jesus e começou a colocar em prática o chamado de Deus para sua vida. Em 1992, foi lançado seu primeiro trabalho, FELIZ DE VEZ, por outra gravadora. Foi através deste trabalho que a cantora foi contratada pela MK e se tornou, logo no CD seguinte, conhecida nacionalmente. "Meu começo foi sobrenatural como tudo o mais na minha vida. Mas o mais sobrenatural para mim até hoje foi a cruz, o sacrifício de Jesus na cruz do calvário", continua.

Seu segundo trabalho, o primeiro lançado pela MK, MEU BEM MAIOR (1995), alcançou um sucesso surpreendente para uma intérprete até então pouco conhecida do grande público. Com vários hits sucessivos, suas músicas foram alcançando os primeiros lugares das rádios de todo país poucos meses após seu lançamento. SONHOS foi mais um passo na carreira desta cantora que a cada dia se firmava mais e mais como uma unanimidade do mercado gospel. O QUE DIZ MEU CORAÇÃO, lançado de 1999, mostrou uma nova fase de Fernanda Brum, apresentando uma intérprete mais madura, que não se intimidou frente aos arranjos sofisticados e soube alternar com precisão os vários estilos presentes em suas canções. Em 2001, Fernanda Brum regravou e relançou o CD FELIZ DE VEZ. Na época, ainda adolescente, a cantora prensou apenas 1.000, exemplares. QUEBRANTADO CORAÇÃO, de 2002, veio reafirmar o amadurecimento de Fernanda. ''Um divisor de águas em meu ministério'', assim define a cantora.

APENAS UM TOQUE foi seu sexto CD pela MK e o primeiro ao vivo de seu ministério. O CD traz uma linguagem congregacional e letras que revelam a intimidade de uma adoradora extravagante. É assim que a cantora define esse novo trabalho, repleto de experiências marcantes, como por exemplo, o nascimento de seu filho Isaac. Mas a mudança não se limita apenas pelo fato de ser mãe. Fernanda diz que neste CD teve liberdade de se mostrar como é, sem temer julgamentos. ''Gravei músicas neste disco, onde estabeleço quem eu sou. Estou apaixonada e quando estamos assim cometemos loucuras tremendas por Jesus'', explica. De acordo com a também pastora, Apenas Um Toque é uma continuação crescente da transformação ministerial que começou em QUEBRANTADO CORAÇÃO. As 14 faixas gravadas ao vivo, na Igreja Batista Ebenézer, em Vicente de Carvalho (RJ), é a realização do sonho da cantora de registrar em um CD o calor de suas ministrações nas igrejas. Como ''em time que está ganhando não se mexe'', mais uma vez Emerson Pinheiro, marido da cantora, assina a produção, arranjos e até algumas composições. 

Em 2006, Fernanda Brum lançou o CD PROFETIZANDO ÀS NAÇÕES, que já alcançou Disco de Platina. Derrubando as expectativas criadas em torno do novo trabalho, Fernanda gravou um disco de estúdio voltado para missões, iniciativa inédita na música gospel nacional. O que mais lhe impulsionou foi o fato de em pleno século 21, muitos cristãos ainda serem perseguidos, torturados e mortos ao redor do mundo. O motivo: a crença que professam ou tentam. Incomodada com essa situação e disposta a fazer algo contundente, a cantora Fernanda Brum fez o CD PREFETIZANDO ÀS NAÇÕES, que tem parte da renda destinada a Missão Portas Abertas - organização que ampara a ''igreja perseguida''. Apesar de o tema do trabalho não ser motivo para celebração, o novo álbum de Fernanda é rico em ritmos, estilos e muito deferente também sonoramente de seus demais trabalhos. Afinal, o mais importante é o que impulsiona essas pessoas a arriscarem suas vidas: a alegria de estar falando do amor de Deus. ''Começamos a sonhar com sons asiáticos, africanos. Encontrar um meio de passar isso não foi fácil. Este CD tem mais vocal e mais instrumentos diferentes'', compartilha a cantora. 

O CD recebeu Discos de Ouro e Platina e deu origem ao esperado DVD PROFETIZANDO ÀS NAÇÕES - AO VIVO, lançado em setembro de 2007 pela MK Music. Apesar de praticamente todas as canções do CD estarem presentes no DVD, Fernanda Brum e o seu produtor musical e marido, Emerson Pinheiro, surpreenderam mais uma vez. Não se limitaram em tão somente reproduzir as músicas, mas deram um diferencial retocando cada arranjo. ''Eu Vou (África)'' - com sons de tambores contagiantes - tornou-se hit desde o CD e inspirou a concepção visual do DVD. E, nela, Emerson pode ir mais além em sua criatividade musical. ''Eu Vou representa atender a convocação feita por Jesus Cristo há mais de 2 mil anos. Dizer 'Eu Vou' implica envolver-se com as causas do Evangelho e ter como prioridade a expansão do Reino de Deus em toda a terra'', decreta a cantora. 

Fernanda Brum lançou em 2008 o CD Cura-me que, pelo título, já diz tudo. Mas, a cantora explica: "Tenho dificuldade de compreender esse evangelho pregado que afirma que nós não vamos passar nada, que nós somos super-homens. Esse não é o Evangelho que eu conheço. Eu conheço a igreja perseguida, conheço os cristãos que estão martirizados e pessoas que sofrem, sim, mas que amam a Jesus Cristo, pessoas que vivem tragédias, mas que se recuperam e seguem em frente porque estão fortes em Jesus. Então esse CD tem o intuito de ser um bálsamo para os corações que precisam ir para pregar o Evangelho, mas precisam ser curados primeiro".

Quando Cura-me chegou às lojas, já era muito aguardado pelo público. Afinal, Fernanda não é só uma cantora de sucesso - já recebeu vários CDs e DVDs de Ouro e de  Platina certificados pela ABPD - mas, principalmente, um referencial no segmento evangélico e até fora dele. Atender a essa expectativa exige cuidado a cada decisão tomada, como a escolha da música de trabalho. Cura-me tem 14 faixas que, segundo a presidente da gravadora MK Music, Yvelise de Oliveira,
"têm, todas elas, potencial para ganhar popularidade e cair no gosto do público". Como uma só deveria ser escolhida, optaram por "Coração que Sangra", uma letra forte que fala de dor, de desafios vivenciados pelo servo de Deus, e que mostra bem a que veio o CD.

Cura-me deu origem ao DVD de mesmo nome que foi lançado no final de 2009. E, como não poderia de deixar de ser, a cantora ousou mais uma vez incluindo uma encenação (estupro de Tamar) durante o show e apresentação de danças (protesto contra o aborto).  No início de 2010 chegou Glória, o mais recente álbum da cantora. Que conquistou Disco de Ouro em apenas um mês de lançamento.
Quando Fernanda Brum entra em estúdio, começam a surgir perguntas no Orkut, Twitter, sites de relacionamento em geral, sobre qual será o tema abordado por um dos mais expressivos nomes do gospel nacional em seu CD. Ela que já falou de missões, cura emocional, morte e ressurreição, adoração extravagante etc, aborda a glória de Deus em seu novo álbum lançado em 2010: Glória (MK Music). Com produção de Emerson Pinheiro (seu marido), o disco conta com várias composições da cantora, outras em parceria com Emerson e com o amigo de muitos anos, pr. Livingsthon Farias, e reúne baladas, canções de rock e uma novidade: O ritmo baiano.

"O Glória fala de canções que eu gerei com o Emerson e com o Livingsthon durante toda a minha gravidez. Foi uma gravidez difícil na minha mente, crer que a Laura ia nascer, crer que eu ia conseguir, crer que a morte não ia vencer. Foi a minha batalha de nove meses. Por isso Glória é o título do disco. Glória a Jesus que eu consegui chegar até o fim, e a Laura veio pra completar a nossa família", descreve Fernanda, que fez questão de colocar na capa fotos que tirou enquanto estava grávida e, claro, uma foto da família no encarte do álbum.

PREMIAÇÕES E CERTIFICAÇÕES MK MUSIC (ABPD)

CDs
DISCOS DE PLATINA DUPLO
CD Apenas Um Toque
CD Profetizando às Nações
CD Cura-me
CD Geração de Adoradores (coletânea)

DISCOS DE PLATINA
CD Apenas Um Toque
CD Profetizando às Nações
CD Cura-me
CD Geração de Adoradores (coletânea)
CD Som Gospel (coletânea)

DISCOS DE OURO
CD Meu Bem Maior
CD Sonhos
CD O Que Diz Meu Coração
CD Feliz de Vez
CD Quebrantado Coração
CD Apenas Um Toque
CD Profetizando às Nações
CD Cura-me
CD Amigas 1 (projeto especial)
CD Amigas 2 (projeto especial)
CD Geração de Adoradores (coletânea)
CD Fernanda Brum Som Gospel (projeto especial)
CD Voices Por Toda Vida (projeto especial)
CD Voices Acústico (projeto especial)
CD Geração de Adoradores 2 (coletânea)
CD Glória

DVDs
DVD DE PLATINA
DVD Apenas Um Toque

DVDs DE OURO
DVD Apenas Um Toque
DVD Profetizando às Nações



PERFIL

Qual seu prato preferido? Peixe com batatas.


Qual a cor preferida? rosa 


Do que você tem medo? Nada.


Música preferida? Shekiná de Fernando Campos


Lugar inesquecível? Teresópolis.


Quantos filhos? Isaac e Laura


O que mais detesta? Não poder contar com quem esperava.


Tem animal de estimação? Não


Cantor (a) que prefere? Rose Nascimento, Aline Barros e Ana Paula Valadão


Um filme? A Paixão de Cristo 


Toca instrumento? Violão.


Lugar para descansar? Minha casa.


Uma mania? Não saio sem celular.


Um defeito? Sou esquecida.


Uma qualidade? Sou amiga.


Data de Aniversário: 19 de Dezembro.


Igreja em que congrega: Igreja Batista Central da Barra da Tijuca-RJ.

Ano de Lançamento
Título
Gravadora

Prêmios


-Grammy Latino 2008 - Indicação ao Grammy latino - Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa por "Cura-me"
-Troféu Talento 2007 - Cantora do Ano
-Troféu Talento 2005 - Cantora do Ano
-Troféu Talento 2003 - Cantora do Ano
-Troféu Talento 2003 - Melhor Regravação
-Troféu Talento 1996 - Revelação Feminina